Inicio: 15:00
Fim: 16:15
Local: Universidade dos Açores
Participantes: Prof. Alexandra Medeiros; Dr. Carla Cabral; Sérgio Santos; André Piques; Henrique Arruda.
Objectivo: Conhecer os métodos utilizados para o estudo da actividade antibacteriana e antifúngica do extracto da espécie de alga.
Descrição da actividade:
A visita de estudo iniciou-se às 15:00 horas na Universidade dos Açores, com a Dr. Carla Cabral - pessoa responsável por nos explicar os métodos utilizados para o estudo da actividade antibacteriana e antifúngica do extracto da espécie de alga Asparagopsis taxiform.
No laboratório de Microbiologia, onde são feitos estudos da actividade antibacteriana, ficamos a conhecer algum do equipamento necessário para o desenvolvimento do nosso projecto.Conhecemos a cabine de fluxo laminar, que consiste num sistema de filtros que remove poeiras do ar e o ventila num ramo ascendente. Este equipamento é o mais indicado para trabalhar com os microorganismos sem se correr o risco de contaminação do trabalho, ou seja são criadas condições de assepsia.
É necessário também, para que os materiais estejam prontos a serem utilizados que se encontrem esterilizados. Este procedimento é assegurado pela Autoclave, que trabalha a 121 graus de temperatura durante 15 minutos em condições de pressão. É uma peça fundamental para trabalhos relacionados com a microbiologia.
Quando entramos, pudemos observar que a bancada central estava cheia de Erlenmeyer com meios de cultura para a propagação das bactérias em estudo.
Esta multiplicação só se dava se houvesse nutrientes suficientes e a quantidade de meio de cultura não deveria encher tudo.Os meios de cultura são produzidos de acordo com as necessidades nutricionais de cada espécie de bactéria. A sua multiplicação só ocorre se também existir oxigénio suficiente, assim como, a quantidade não deve ultrapassar o limite entre a superfície de contacto para permitir assim, que haja oxigénio suficiente para as bactérias. A incubadora orbital é responsável por aumentar o nível de oxigénio nas bactérias, por agitação dos Erlenmeyer, a 250 rotações por minuto.
Poster escrito e publicado por: Sérgio Santos Nº15
Sem comentários:
Enviar um comentário