27/02/2010

Bactérias: boas ou más?

As bactérias estão presentes em todo o lado, desde o ar que respiramos, a comida que comemos, e até mesmo dentro do nosso organismo. Só para ter uma ideia, no nosso corpo há aproximadamente 100 trilhões de microrganismos.

Imagem 1- A boca é uma das partes do nosso corpo que aglomera uma grande quantidade de bactérias.

Imagem 2- Cada grama de fezes contém cerca de 10 bilhões de microrganismos!

Algumas bactérias são nocivas ao homem, e outras não. Exemplo disso, são as bactérias que vivem em simbiose com o nosso organismo, nomeamente no intestino, ajudando na digestão e evitando a proliferação de micróbios patogénicos. Existem também aquelas que nos ajudam na reciclagem de lixos orgânicos, na produção de muitos alimentos, como queijo, iogurte, vinagre, etc. Dizem-se por isso, que essas bactérias são benéficas para nós.

Imagem 1- O queijo suíço é fabricado a partir de três bactérias, sendo elas: Streptococcus thermophilus, Lactobacillus bulgaricus e Propionibacterium shermanii.

 Pelo contrário, elas também podem ser o principal causador de muitas doenças, como a cólera, tuberculose, gonorréia, tétano, intoxicação alimentar e meningite. As bacterias causadoras de doenças designam-se por agentes patogénicos.
Dessa forma, não é possível classificar as bactérias como boas e más, pois existem milhares de espécies, sendo que algumas trazem malefícios, enquanto outras trazem benefícios aos seres humanos.






Fonte de pesquisa:
Imagens retiradas de:

Trabalho realizado por:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.