20/02/2010

Características básicas das bactérias

O nosso projecto visa conhecer melhor as características da espécie de alga Asparagopsis taxiformis ao nível das moléculas existentes nesta alga. Em consonânçia com este objectivo, encontram-se as bactérias que são imprescêndiveis para a realização do nosso trabalho. Portanto, não podemos deixar de parte, conhecer as bactérias um pouco melhor.

Na natureza, existem variadíssimas bactérias que diferem entre elas em muitos aspectos, entre esses aspectos menciona-se os estruturais, fisiológicos, entre outros.

Por isso, para facilitar a pesquisa das mesmas, classifica-se as bactérias quanto à sua forma, constituição da parede celular, relação com o oxigénio, nutrição.

Forma:
As bactérias podem ter uma forma de bastonete - bacilos e são as mais fitopatogênicas. Estas, normalmente possuem saliências onduladas, chamados flagelos, utilizado para as impulsionar.
Alguns bacilos formam uma parede grossa de células conhecida como esporos que podem sobreviver por longos períodos, mesmo depois da bactéria principal ter sido morta por congelamento, desinfetante ou outros factores. Quando as condições são propícias, os esporos podem gerar novas bactérias. A febre tifóide é causada por um bacilo. É o mais numeroso de todos os tipos. Incluem os cocobacilos e os estreptobacilos; oval (também chamadas de cocos);
Espiral - espirílios e são as bactérias menos numerosas. Bactérias em forma de espiral são também chamados de espiroqueta. A bactéria causadora da sífilis é uma espiroqueta; vírgula - que são chamadas de vibriões. Um exemplo de vibrião é o causador da cólera.

As cocos podem ser nomeadas pelo seu agrupamento, sendo as principais: Estreptococos (como forma de colares), estafilococos(como cachos de uva),tétrades (como um quadrado) e Sarcina (como um cubo).


Existem basicamente dois padrões de parede celular que podem ser determinados segundo a técnica de coloração de Gram, que distingue as bactérias em Gram-positivas (que coram de roxo) e Gram-negativas (que coram de rosa claro).

Esta diferença ocorre devido a constituição da parede celular: as Gram-negativas têm uma camada de lipopolissacarídeo externa (LPS), além de uma fina camada de peptídeo-glicano interna, enquanto as Gram-positivas têm uma camada espessa de peptídeo-glicano, que ao ser desidratado pelo álcool retém o complexo cristal-violeta/lugol, no interior da célula.

Parede celular de bactérias Gram-negativas:


Parede celular de bactérias Gram-positivas:


Existem bactérias que não possuem parede celular, denominadas micoplasmas

Relação com o oxigénio:

Existem as bactérias aeróbias (vivem só na presença de oxigénio), facultativas ( com ou sem oxigénio), aerotolerantes (não utilizam oxigénio mas suportam-no) e anaeróbias ( vivem na ausência de oxigénio).

Nota: O conteúdo que se encontrar com uma cor diferente da pré-defenida, representa uma hiperligação ou fonte de pesquisa.

Fontes:



Imagens retiradas de:



Trabalho realizado por:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.