29/01/2010

Agar nutritivo

O agar nutritivo é um hidrocolóide extraído de diversos géneros e espécies de algas marinhas vermelhas que consiste em uma mistura heterogénea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina. Essas substâncias aparecem como carbohidrato estrutural na parede das células. Tais algas que contêm o agar são denominadas agarófitas e pertencem à classe Rodophyta


O agar é insolúvel em água fria, porém, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de ser atóxico. Possui em sua composição principalmente fibras e também sais minerais (P, Fe, K, Cl, I), celulose, anidrogalactose e uma pequena quantidade de proteínas. O agar é muito empregado em microbiologia para culturas sólidas de bactérias. É especialmente útil por manter-se sólido (na verdade com densidade de um gel firme) em temperaturas comummente empregadas para cultura de bactérias (37 graus célsius), temperatura óptima para seu desenvolvimento.

O agar é utilizado em várias áreas: culinária, biologia vegetal, microbiologia e biologia molecular. Sendo importante aqui referir a sua utilização na microbiologia, sendo a área em que o grupo está a trabalhar.

O agar é muito usado em meios de cultura sólidos para bactérias e fungos, mas não para vírus. Alguns vírus podem, no entanto, ser cultivados em bactérias que por sua vez crescem em agar. Menos de 1% de todas as bactérias conhecidas podem ser cultivadas neste tipo de meios, mas a formulação básica do meio de cultura com ágar é adequado para a maioria.

Este tipo de meio de cultura é feito adicionando agar (normalmente 1,5 a 2% (p/v)) e componentes de meio de cultura específicos para cada tipo de microrganismo a água destilada. Esta mistura, após esterilizada, é vertida enquanto líquida para placas de Petri ou tubos. Por vezes é adicionado um suplemento após a esterilização, como por exemplo antibióticos (o calor da esterilização destrói determinados suplementos, não permitindo a sua adição anterior). Após solidificação do meio, este encontra-se apto a permitir o crescimento de microrganismos. Diferentes microrganismos possuem diferentes necessidades nutricionais por isso o meio de cultura é adaptado para satisfazer essas necessidades.

Fontes:


http://www.galeon.com/inmunologia/images/005/nuMcConkeyyEMB.jpg


http://www.trensa.com/cedivet/images/agar_sangre.jpg

Realizado por : Henrique Arruda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.