Bacillus thuringiensis é uma espécie microbiológica da família Bacillaceae. Foi descoberto em 1911 na província de Thuringia, Alemanha. Passou a ser utilizado como insecticida na França em 1938, e nos Estados Unidos da América na década de 1950, sendo esta uma bactéria que produz um cristal proteico contendo toxinas de propriedade insecticida.
O seu emprego destina-se principalmente para o controle de lagartas, pragas florestais e vectores representados por pernilongos e borrachudos.
Um dos exemplos do emprego desta bactéria é a utilização da mesma por uma empresa brasileira (Embrapa) no combate à lagarta-do-cartucho tendo sido desenvolvido um insecticida à base dessa bactéria, que mata principalmente as lagartas jovens, com até 4 dias de vida. O processo de produção é dominado, com testes de produção em larga escala e utilização de baixo custo. Sendo o custo de produção muito inferior ao de compostos químicos.
Fontes:
http://milksci.unizar.es/bioquimica/temas/enzimas/auxtransgenic/toxcrystals.jpg
http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/saneab/vii-003.pdf
http://www.catalogosnt.cnptia.embrapa.br/catalogo20/catalogo_de_produtos_e_servicos/arvore/CONT000fk2mg0us02wyiv80u57ezk13poea3.html
http://www.catalogosnt.cnptia.embrapa.br/catalogo20/catalogo_de_produtos_e_servicos/arvore/CONT000fk2mg0us02wyiv80u57ezk13poea3.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacillus_thuringiensis
Realizado por :Henrique Arruda
Sem comentários:
Enviar um comentário