28/01/2010

Polaridades dos Solventes

No nosso projecto utilizamos dois tipos de solventes,metanol e clorofórmio.
O clorofórmio é um líquido incolor e volátil muito utilizado como solvente por ser uma molécula polar forte. Composto por três cloretos, um carbono e um hidrogénio (CHCl3), é um solvente polar, embora seja insolúvel em água, pois não forma pontes de hidrogênio com o par H-OH. Sendo muitas vezes designado como apolar por essa característica.
O metanol é um líquido inflamável, utilizado como solvente e quando puro é utilizado como combustível. É também muito tóxico. Possui na sua composição 4 hidrogénios, um carbono e um oxigénio (CH3OH) é uma molécula polar visto que o oxigénio é mais electronegativo que o carbono.


Moléculas polares: possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo.
Moléculas apolares: a carga electrónica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.
 Para concluir, é importante conhecer a polaridade dos solventes que estamos a utilizar pois assim podemos perceber melhor o tipo de moléculas retiradas da alga pelos mesmos.Solventes polares retiram moléculas de carga polar e vice-versa.



Realizado e postado por André Piques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.