29/01/2010

Caracterização de UFC ( Unidades formadoras de colónias)

Na última visita de estudo à Universidade dos Açores, as “ bactérias a utilizar estavam numa concentração de 10 elevado a 8 a 10 elevado a 9 UFC(unidades formadoras de colónias)/ml, e foi necessário dilui-las para 10 elevado a -2 com soro fisiológico, obtendo assim uma concentração de 10 elevado a 6 a 10 elevado a 7 UFC/ml.“
A designação de UFC significa que numa mistura heterogénea (suspensão) de células bacterianas, cada mililitro deverá conter milhões de células bacterianas. Mas nem todas estão viáveis. Então diz-se que o número de células bacterianas viáveis presentes numa mistura heterogénea corresponde a UFC ou Unidades formadoras de colónias.
Para proceder à quantificação de UFC existentes numa suspensão/mistura heterogénea bacteriana, é muito útil a técnica de diluição. Esta envolve um conjunto de passos e procedimentos, para além de cálculos complexos na qual não entrarei em pormenor.







Trabalho realizado por: Sérgio Santos Nº 15


Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.