27/02/2010

Cuidados a ter em laboratório



Tendo em conta a contaminação que aconteceu na trituração da alga após a última recolha devido á utilização de clorofórmio, notou-se a importância de falar e rever alguns cuidados a ter em laboratório durante a trituração, extracção e manuseamento do material a utilizar de modo a não haver contacto da experiência com quem está a realizar a experiência.
Durante a actividade laboratorial deve-se usar sempre o material de protecção (luvas, óculos, máscaras, etc.) indicado para cada caso particular assim como uniformes adequados, longo e fechado com velcro e sem bolsos inferiores e proteger bem os pés com calçado adequado.
Em laboratório também não correr, comer, fumar, nem utilizar material de laboratório em uso individual (por exemplo, para beber água), Ler os rótulos dos reagentes com atenção (inflamável, tóxicos, etc.) e utilizar os mesmos com os devidos cuidados.
Outros cuidados a ter em laboratório são:
-Ao preparar reagentes, rotular imediatamente os frascos, para evitar confusões.
-Ao derramar alguma substância sobre a bancada ou chão, limpar imediatamente o local para evitar acidentes.
            - Não aquecer substâncias combustíveis sem os devidos cuidados.
            - Não inalar vapores de gases irritantes ou tóxicos.
            - Nunca deixar sem atenção qualquer operação onde haja aquecimento ou reacção violenta.
            - Após trabalhar com material tóxico, lavar bem as mãos, o local de trabalho e os materiais utilizados.
            - Proteger as mãos com luvas apropriadas.
            - Ter o conhecimento da localização dos chuveiros de emergência, lavadores de olhos e extintores e saber utilizá-los correctamente.
 


 

Seguindo estas indicações, pode-se evitar acidentes de laboratório e inconvenientes, fazendo com que as experiências de laboratório sejam mais seguras.
Fontes de informação:
Imagens:



Realizado por : Henrique Arruda

4 comentários:

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.