27/02/2010

O metanol e os seus perigos!

O metanol como já foi referido em postagens anteriores é venenoso podendo mesmo levar à morte do individuo!
Mas de que maneira o metanol actua no corpo humano e que efeitos tem?
Ora bem, o metanol é um álcool que contem na sua composição um só carbono (CH3OH), é um líquido incolor, insípido e com um leve cheiro a álcool, pode inclusive ser explosivo quando no estado gasoso.
Como o metanol é solúvel em água, o organismo consegue facilmente absorver e acumula-lo em zonas como músculos, sangue e olhos. Mas para que cause prejuízos no organismo é necessária a dose ideal para isso, que é entre 20ml e 60ml.
Para além de ser absorvido pelo corpo, o metanol surgir no organismo através de outra substancias, que depois de degradadas originam o metanol, já no organismo. É exemplo disso o aspartame, uma substância utilizada em produtos de dieta.
No esquema seguinte está presente a síntese do aspartame, que origina metanol, ácido aspártico e fenilalnina:


Uma vez presente no organismo o metanol oxida-se em formaldeído que se liga ás proteínas deteriorando-as:
 
Essas são algumas das maneiras do metanol actuar, podendo causar inúmeras doenças, numa lista tão variada onde podemos encontrar doenças como artrite, asma, cancro do cérebro, dificuldades de raciocínio lógico, depressão e consequentemente levar á morte do individuo.


  Realizado e postado por : André Piques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.