25/02/2010

Soro Fisiológico

_
Na última visita de estudo realizada à Universidade dos Açores realizamos os testes do efeito antibacteriano do extracto de Asparagopsis taxiformis em três bactérias.
Foi utilizado na diluição das UFC soro fisiológico.
O soro fisiológico é muito utilizado na medicina para irrigação de feridas, alívio da congestão nasal e na re-hidratação do indivíduo. É também utilizado para limpeza dos olhos, embora este deverá ser estéril. No nosso caso mais concreto é utilizado em laboratórios de biologia, microbiologia e bioquímica.
A razão porque se utiliza soro fisiológico em laboratório resume-se ao isolamento bacteriano.
O isolamento bacteriano consiste em isolar a estirpe desejada. Para isso dilui-se sucessivamente a concentração com água destilada ou soro fisiológico a fim de obter a concentração adequada.
Quanto á sua composição. O soro fisiológico contem água destilada e cloreto de sódio (NaCl). Correspondendo, aproximadamente, a 0.9% de NaCl por cada 100 ml de soro fisiológico. O seu pH é de 7.

 Saco de soro fisiológico

Realizado e publicado por : André Piques nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.