29/05/2010

Causas da formação de radicais livres


Como foi explicado numa postagem anterior, os radicais livres para se tornarem moléculas estáveis, “roubam” um electrão de moléculas próximas.  
Em relação aos radicais livres, estão algumas doenças causadas pelos mesmos, como por exemplo o envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer, a artrite e cardiopatias (doenças relacionadas com o coração). 
Existe a formação de radicais livres pelo nosso organismo que são derivados do oxigénio em diversos processos metabólicos. 
Mas esta não é a única razão pelo qual se formam radicais livres, também existem factores externos como:
- Poluição ambiental
- Gases de veículos
- Raios X
- Radiação ultravioleta do sol
- Fumo
- Fumaça de cigarro
- Álcool
- Resíduos de pesticidas
- Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas
- Stress
- Alto consumo de gorduras saturadas
Vemos assim que inúmeros factores a que estamos sujeitos no dia-a-dia contribuem na formação de radicais livres sendo então muito importante consumir alimentos ricos em antioxidantes.
Fontes:
Realizado por : Henrique Arruda

1 comentário:

  1. Olá meninos

    Sei que no vosso trabalho aconteceram algumas coisas pelo caminho que não estavam à espera. Contudo acho que o vosso trabalho ao longo do ano comprova que em Ciência existem sempre avanços e recuos, mas o que realmente importa é a persistência e empenho. Felicidades a todos!!!

    Cumprimentos:

    Carla Raposo

    ResponderEliminar

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.