28/05/2010

Testes de poder antioxidante

Como tinha sido dito na postagem "novos resultados, novos estudos" elaboramos testes antioxidantes com o extracto clorofórmico da asparagopsis taxiformis.
Com a ajuda de elementos do grupo 4 (ver blogue)  procedemos à elaboração dos testes de poder antioxidante. foram feitos 3 controlos e 3 concentrações diferentes que seriam testadas, como demonstra o quadro.


Controlo 1
Água
Controlo 2
Clorofórmio
Controlo 3
Vitamina C
Concentração A
100mg de extracto clorofórmico
Concentração B
150mg de extracto clorofórmico
Concentração C
>100mg de extracto clorofórmico







Na concentração C foi utilizado o restante extracto, pela sua cor foi possível verificar que este era menos concentrado que a concentração A.
Calibrou-se o colorímetro e depois de todas as concentrações feitas procedeu-se aos testes.
Utilizamos o comprimento de onda utilizado pelos colegas do grupo 4 nos seus testes com extractos metanólicos de variados frutos.
Infelizmente, mais uma vez, não obtivemos resultados positivos, pois os resultados foram muito diferentes uns dos outros, e em alguns casos não obtendo resultado algum. Isto deveu-se aos seguintes factos:
1- O aparelho utilizado (colorímetro) não estaria a funcionar nas melhores condições.
2- O comprimento de onda utilizado não era adequado para o clorofórmio, pois apesar dos esforços para descortinar qual o comprimento de onda a utilizar não conseguimos encontrar informação relativa a esse assunto.
3- O próprio clorofórmio não é apropriado para utilizar nas medições de efeito antioxidantes, e inclusive este não é solúvel em água.

Para finalizar queremos agradecer ao grupo 4, especialmente à colega Ângela Medeiros pelo seu apoio, que foi fundamental para que se realiza-se as mediçoes.
Realizado por : André Piques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.