05/05/2010

O interesse no estudo das algas e mais específicamente, na espécie de alga Asparagopsis taxiforms

O interesse no estudo das algas, quer sejam verdes, vermelhas ou castanhas, para a produção de produtos farmacêuticos tem aumentado nos últimos anos. Este interesse, advêm do facto de as algas, sendo organismos muito simples, terem conseguido resistir aos variadíssimos predadores que se interferiam no seu caminho neste longo período de vida de 3.800 mil anos. Não será então de estranhar o porquê de os cientistas se virarem para o estudo destes seres, uma vez que, se eles vivem na terra à tanto tempo e se conseguiram resistir aos predadores de tantas formas possíveis, então é porque certamente possuem, a nível molecular, mecanismos de defesa capazes de os proteger contra os mesmos.

Por isso até à data, muitos compostos quimicamente únicos de origem marinha, com diversas actividades biológicas têm sido isolados, e alguns deles estão sob investigação e estão a ser usados para desenvolver novos produtos farmacêuticos.

Um exemplo disso, é a Asparagopsis taxiformis , uma alga vermelha do género Asparagopsis, que foi isolada afim de se averiguar, quais os compostos naturais que são produzidos por esta alga. São essencialmente compostos halogenados , como haloformes, metanos, acrilatos, cetonas, acetatos, e outros tantos. Só para ter uma ideia, esta espécie de alga, possui mais de 100 compostos halogenados. Acredita-se que para esta alga e outros seres vivos que produzam estes compostos organohalogenadas, utilizem estas substâncias como feromonas, antimicrobianas, repelentes para predadores herbívoros, entre outras funções.

De certo que, para as algas se poderem defender dos seres vivos, os seus mecanismos de defesa deverão possuir uma actividade biológica forte. Como é o caso da Asparagopsis taxiformis, em que as suas moléculas, mais propriamente os seus compostos halogenados, possuem essa tal actividade biológica. É claro que, para estes compostos serem produzidos, terão de ser armazenados em estruturas especializadas afim de não ocorrer uma auto toxicidade para a própria alga, uma vez que, são compostos com um elevado poder antibacteriano e antifúngico.

Em suma, a Asparagopsis taxiformis - (figura.1) é uma fonte de compostos naturais que podem ser usados para diversos fins, com particular relevância, na área da farmácia.

 Fig.1- A espécie de alga Asparagopsis taxiformis

Fontes de pesquisa:




Imagens retiradas de:

http://www.horta.uac.pt/species/algae/Asparagopsis_taxiformis/cf_Bonnemaisonia_asparagoides_d.JPG


Trabalho realizado por:

Sérgio Santos Nº 15

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.