27/05/2010

Poder antioxidante e radicais livres


 Sendo parte do nosso trabalho, verificar se as algas possuem ou não poder antioxidante, é necessário explicar o que é um radical livre e como actuam os antioxidantes, estudo este que é feito também pelo grupo 4 da mesma turma, mas sendo que estes vão estudar frutas e tudo relacionado com estas.
Os radicais livres são moléculas instáveis, pois estas possuem um número ímpar de electrões na sua última camada electrónica, dando a estas moléculas um maior poder de reacção, sendo que estas vão então “roubar” electrões, de outras moléculas que estas possam encontrar, causando graves danos como o envelhecimento e doenças como o câncer.
Aí entram os antioxidantes, que combatem os efeitos dos radicais livres, sendo que alguns destes são produzidos pelo nosso corpo, e também são nos fornecidos por alimentos, sendo que na tabela a seguir apresentada, mostra-se os alimentos com maior poder antioxidante.
 
Poder Antioxidante
Pos.
Vegetais
Frutas
1
Repolho
Morango
2
Beterraba
Ameixa
3
Pimenta    vermelha
Laranja
4
Brócolos
Uva
5
Espinafre
Maçã
6
Batata
Tomate
7
Milho
Banana
8

Pêra
9

Melão
Sendo que ao consumir-se tais alimentos, estamos a combater o efeito dos radicais livres no nosso organismo, sendo que estes radicais livres estão constantemente a ser produzidos pelo ar a nossa volta (oxigénio consumido), e até produzido pelo nosso próprio organismo, por exemplo, em actividade física.
 O grupo assim teve o interesse de verificar se a alga em estudo possui algum poder antioxidante, servindo assim talvez como um destes alimentos. 
Fontes: 



Realizado por: Henrique Arruda


Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.