05/05/2010

Possivel resposta para os resultados negativos

Uma das questões que nos surgiam sempre era o porquê de o 1º e o 2º resultado ter dado sempre negativo? Sabíamos que não era por não ter actividade biológica, porque várias pesquisas apontavam para isso. Contudo, os resultados que tínhamos obtido e os resultados esperados não estavam em consonância. Logo, facilmente percebemos que algo não estava certo. No entanto, foram agora encontrados 2 hipóteses explicativas para este facto:

-As bactérias utilizadas não serem apropriadas às moléculas extraídas pelos solventes utilizados desta espécie de alga;

-Os compostos halogenados do género Asparagopsis por terem uma ampla gama de volatibilidade e solubilidade, nenhum método de extracção e isolamento pode ser considerado inteiramente satisfatório.

Para concluir, o método de difusão em agar, que corresponde à etapa de extracção das moléculas da alga em estudo, utilizado por nós, nas duas amostras da alga, foi insuficiente para a extracção das moléculas que iriam actuar sobre as nossas bactérias, provocando-lhes inibição ou destruição.

Fontes de pesquisa:
 
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2763106/
 
Trabalho realizado por:
 
Sérgio Santos Nº15

Sem comentários:

Enviar um comentário

Título do projecto: Estudo da actividade antibacteriana e antifúngica da espécie de alga Asparagopsis taxiformis



Síntese do projecto: Neste projecto pretende-se estudar uma espécie de alga (Asparagopsis taxiformis), em termos de actividade antibacteriana e antifúngica, assim como varia esta actividade ao longo do ano.



10 palavras: Ciência, mar, biodiversidade, antibacteriano, antifúngico, trabalho experimental, inovador, interactivo e ecológico.